PERGUNTAS FREQUENTES

Todas as Categorias

Qual a melhor posição para manter seu roteador?

A intensidade do sinal Wi-Fi diminui quanto mais distante você estiver do roteador. Verifique se o roteador está no centro da sua casa, para que você tenha a melhor cobertura possível em todos os lugares. Mais importante: nunca coloque seu roteador atrás de outro dispositivo, como uma TV. Coloque o roteador em um local alto e distante da parede.

 

Melhor posição do Wifi na sua residência

O que pode interferir no sinal do meu Wi-Fi?

Dispositivos como microondas, rádios e telefones sem fio interferem no seu sinal Wi-Fi. Geladeira e outros aparelhos que contêm muito metal podem refletir os sinais do Wi-Fi sobre eles em vez de passar para o outro lado. Paredes mais grossas também criam problemas semelhantes. Mantenha seu roteador longe desses dispositivos para evitar essas perdas de sinal.

Interferência no sinal do Wifi

O sinal do meu Wi-Fi pode ser roubado?

Você tem certeza absoluta que ninguém mais está usando a sua rede? Se algum vizinho estiver se aproveitando do sinal, então a sua internet vai ficar um pouco mais lenta – afinal a banda é compartilhada. Para se proteger desse tipo de situação a recomendação é aumentar o nível de segurança, configurando um perfil WPA com senha mais forte, misturando números e letras.

 

Meu roteador suporta a velocidade da minha internet?

Você sabia que a versão do protocolo de conexão wireless do seu computador, notebook, celular ou videogame pode impedir que você aproveite ao máximo a velocidade da internet? É como se você tivesse uma pista de corrida para poder correr a 300 km/h mas seu carro só alcança 100 km/h. Isso pode acontecer também com o seu roteador se ele não suportar a velocidade da sua internet.

 

roteador altera a percepção de velocidade da internet

Como posso medir a velocidade da minha internet?

Antes de colocar o medidor em prática, é preciso realizar algumas tarefas. Tenha certeza de que não existem outras pessoas no local usando a sua internet . Feche todas as aplicações como downloads, Netflix, Spotify, e outras, para garantir que não influencie no resultado. Tenha certeza de que o Medidor de velocidade é o único serviço que está com acesso à internet.

 

Como medir a velocidade da internet

Meus APPs (aplicativos) ficam com muita lentidão, o que pode ser?

Algumas aplicações necessitam de determinada quantidade de banda disponível para que ela possa funcionar corretamente. É muito importante saber o requisito mínimo para a funcionalidade de uma aplicação, pois se a mesma necessita de 10 mega para funcionar e você só tiver 5 mega disponível a mesma não vai funcionar.

 

Aplicativos influenciam no consumo do sinal do WIFI

O que é Fibra Óptica?

Luz que envia dados: como a fibra óptica deixa sua internet mais potente?

Conexão com o Mundo

 

Ao contrário dos fios convencionais, que usam cobre e outros metais para conduzir informações, os cabos de fibra óptica possuem vidro em seu núcleo. Tudo começa por um transmissor na central da operadora, capaz de converter dados em feixes de luz e transmiti-los por distâncias podem chegar até 40 ou 80 quilômetros sem sofrer distorção. No entanto, é possível percorrer caminhos mais longos, desde que seja usado um transmissor para reforçar os sinais.

 

Ao chegar em sua casa, os feixes luminosos são convertidos novamente pelo seu modem para dados. Todo esse processo ocorre em altíssimas velocidades e sem interferências. Com isso, a fibra óptica tem capacidade de atingir taxas de até 50 Gbps em condições ideais, embora a maior parte dos pacotes comerciais disponíveis no Brasil atualmente fiquem na casa dos 100 Mbps a 500 Mbps.

 

Para se ter uma ideia do poder de transmissão da fibra óptica, um cabo com o diâmetro de um fio de cabelo pode transmitir 2,5 milhões de chamadas telefônicas simultaneamente. Já um cabo convencional de cobre precisaria de um diâmetro de seis metros para conduzir a mesma quantidade de informações.

 

Como é possível perceber, as conexões de fibra óptica podem ser utilizados para muitos fins, além da internet. É possível usá-la para ligações de telefone, envio de sinais de TVs, conexão de áudio, entre outras. No entanto, o uso que mais se popularizou nos últimos anos é o seu uso para conexão de ultra velocidade.

 

FONTE: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/confira-mitos-e-duvidas-comuns-sobre-a-fibra-optica/75660

Quais são os benefícios de usar Fibra Óptica?

 

1. FIBRA ÓPTICA NÃO SOFRE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA

Interferência Eletromagnética

 

 

Um dos grandes problemas que ocorrem em instalações inadequadas que usam cabo de cobre é a emissão de energia eletromagnética, que ocorre quando é gerado um campo magnético através da eletricidade, criando a conhecida Interferência Eletromagnética (EMI) e que ao longo do tempo pode causar danos aos aparelhos eletrônicos e gerar interferência na comunicação entre dispositivos. Os cabos de Fibra Óptica estão imunes a esse tipo de situação pois sua transmissão de dados é feita através da luz.

 

 

 

2. OCUPA MENOS ESPAÇO QUE O CABO DE COBRE

 

Espaço e velocidade

 

 

A falta de espaço para instalações de novas conexões vem causando problemas, principalmente ao utilizar tubulações e armários de distribuição. A Fibra Óptica traz vantagem neste ponto, por ser extremamente eficiente e a velocidade de transmissão de dados está relacionada diretamente com o número de fibras e não com o tamanho, diferente do cabo de cobre, o que garante que seja mais fina e leve, o que agrega maior flexibilidade, somando a sua vantagem de ser imune ao EMI. Ela pode ser facilmente instalada, inclusive, usando a rota das tubulações já existentes.

 

 

 

 

3. OFERECE MAIOR ECONOMIA

 

Economia

 

 

A eficiência da Fibra impacta no investimento final da rede, começando pelo material utilizado na produção do cabo, sílica, o qual o custo de produção é baixo e se trata de um material que existem em abundância. A eficiência da Fibra também entra no cálculo, por ter um tamanho reduzido, chegando a espessura de um fio de cabelo, é possível realizar mais conexões em um mesmo espaço e como também mencionado acima, ele exige menos quantidade de equipamentos para a transmissão de dados. Por fim, podemos colocar a durabilidade do material, que exige menor necessidade de manutenção e maior tempo de vida útil.

 

 

 

 

 

4. FACILIDADE NA INSTALAÇÃO

 

Facilidade de instalação

 

 

 

Quem nunca vivenciou alguma instalação que era para ser simples e acabou se transformando em uma dor de cabeça? As razões podem ser várias, os corredores para passar os cabos são limitados ou inexistentes, o cabo fica preso em algum momento, entre outras situações. Como mencionamos anteriormente, por ter um tamanho relativamente menor e ser mais flexível a Fibra Óptica consegue ter aproveitamento superior, facilitando a instalação em espaços menores e mais estreitos.

 

 

 

 

 

 

 

5. BAIXO CONSUMO DE ENERGIA

 

Economia energética

 

 

 

 

A necessidade de energia para transmitir os dados é menor e isso está relacionado a necessidade de equipamentos para dar continuidade na transmissão. Pelo fato da Fibra ter maior autonomia o número de equipamentos necessários diminui drasticamente.

 

 

 

 

 

 

6. TRANSMISSÃO DE DADOS COM QUALIDADE E CONFIABILIDADE

 

Ao ver um vídeo em 4K ou realizar um download para alguns é sinônimo de lentidão para outras atividades na internet, muito disso tem relação com a latência da conexão, ou seja, com a velocidade a qual os dados estão sendo transmitidos, assim sendo, quanto maior a latência, a transmissão de dados sofrerá um atraso (delay). A Fibra Óptica ameniza isso de forma espetacular, principalmente pela sua eficiência no envio de dados que chega perto da velocidade da luz.

 

Qualidade nas relações

 

 

Imagine você em uma situação que depende da internet para realizar um trabalho ou realizar uma reunião na sua empresa. A internet é uma ferramenta fundamental, por isso confiar no seu funcionamento é essencial. Os cabos Ópticos garantem qualidade no fornecimento da conexão em vários aspectos: Influência climática (no caso a fibra óptica por ser feita de vidro não sofre nenhum tipo de interferência meteorológica ou apresentar efeitos devidos as ações do tempo como oxidação e ferrugem.), interferência magnética como falamos anteriormente e também é um inibidor de qualquer tipo de grampos ou interceptações ao longo da transmissão dos dados.

 

 

Velocidade de conexão

 

 

É terrível quando recebemos um péssimo sinal, vemos a velocidade da internet oscilar ou até mesmo não receber nenhum sinal de vida. Os cabos Ópticos têm maior eficiência na transmissão de dados sua capacidade de: se adequar aos ambientes, resistência dos materiais e autonomia na distância de transmissão permitem que os dados se desloquem por uma distância com maior qualidade, o que permite dados claros de voz e imagem.

 

Todo mundo deseja acesso rápido e de qualidade a internet.  A Fibra Óptica é capaz de atender as necessidades de velocidades exigidas hoje, isso está relacionada a sua capacidade de transmissão que é na velocidade da luz, sendo inclusive 31% mais rápida que a transmissão de dados através dos cabos de cobre. Não somente a sua capacidade em volume, mas a autonomia na distância na qual é possível transmitir dados é de 2km, o que faz toda a diferença na hora de realizar qualquer instalação de rede.

 

FONTE: https://www.fibracem.com/curiosidades/7-beneficios-oferecidos-pela-fibra-optica/

Mitos e Verdades sobre a Fibra Óptica

1. A internet de fibra óptica é mais rápida?

verdade

 

A fibra óptica é a tecnologia mais veloz dentro dos módulos de conexão de internet. Isso acontece porque a sua “largura de banda” é mais ampla, multiplicando sua capacidade de transmissão de dados (uma média de 10 a 80 gigabits por segundo em um único canal). Assim, a sua condução de dados é muito mais rápida do que a fornecida por fios de cobre, por exemplo.

 

 

2. Os hackers não podem invadir a fibra óptica, é verdade?

mito

 

Não se pode negar que a fibra óptica é uma alternativa muito mais segura, mas ela não está livre de ser invadida. Um ponto positivo é que, diferentemente dos fios de cobre, que correm o risco de “vazar” sinais eletromagnéticos, a fibra óptica possui uma vedação 100% eficaz, uma vez que a luz emitida não ultrapassa as paredes de seu revestimento. No entanto, uma pessoa mal intencionada pode se apropriar dos dados transmitidos através da fibra. Porém, isso só pode ser feito se houver um contato físico com os seus cabos.

 

 

3. Dizem que o cabo da fibra óptica é de vidro; isso é verdade?

Verdade

 

Além da opção do vidro, ainda é possível escolher fios que recobrem filamentos de plástico. A diferença entre eles é que a fibra de plástico possui um custo menor, é mais flexível e pode ser cortada em qualquer comprimento. No entanto, sua emissão de dados não é tão rápida quanto a de vidro em função de sua menor capacidade de condução.

Enquanto isso, as fibras de vidro ainda possuem a vantagem de resistir a altas temperaturas, ambientes corrosivos e úmidos, mantendo seu funcionamento íntegro. Também existem algumas versões da fibra de vidro projetadas especialmente para ambientes submetidos ao vácuo.

4. Por ser de vidro, ela é mais frágil e “fácil de quebrar”?

Mito

 

Na verdade, eles são até mais duráveis e menos sensíveis a danos. O material utilizado para produzir a fibra óptica de vidro é a sílica ultrapura, uma matéria forte e muito resistente, capaz de suportar altas temperaturas e fortes pressões.

Para você ter uma ideia, sua resistência é de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, sendo muito superior aos fios comuns. Além disso, seu acabamento é muito resistente, coberto por fios de aramida ou então fibra de vidro envolvida por materiais como Kevlar, que por sua vez é cinco vezes mais forte que o aço.

 

5. Então, a internet por fibra óptica é mais cara?

Mito

 

Antes dessa tecnologia se popularizar até haviam custos maiores com a instalação por ser uma novidade, assim como aconteceu com o lançamento de smartphones e notebooks, por exemplo. No entanto, com a crescente demanda e popularização do recurso, os custos ficaram menores, fazendo com que o valor de uma instalação de fibra óptica se tornasse muito mais acessível.

 

 

 

 

Fonte: https://gdoor.com.br/mitos-e-verdades-internet-fibra-optica/

Tenho muita velocidade de internet, não posso compartilhar?

Velocidade alta de internet

Nos últimos tempos a velocidade da internet cresceu de forma exponencial, se tornando assim, o maior meio de difusão de informações, o que causa certa preocupação.

 

A internet exerce um papel fundamental na realização das atividades humanas, principalmente por conectar várias partes do mundo em uma sociedade em redes. No contexto atual, a popularização de meios de comunicação como o Facebook, o Twitter e o Instagram, Tik Tok, por exemplo, permite que todos os usuários tenham voz e poder de propagar notícias – podendo serem verídicas ou não (Fake News).

 

E também quando não temos uma rotina de segurança de dados podemos ficar vulneráveis a invasão e roubo das nossas informações. E é o que se propõem esse FAQ da Plena Telecom, alertar a todos sobre os perigos de se compartilhar a conexão, mesmo que isso tenha como motivo dividir o investimento em uma internet fibra óptica com qualidade elevada de conexão.

Compartilhar internet: Por que VOCÊ não deve fazer isso?

 

Quando contratamos um serviço de internet, principalmente com base em fibra óptica, é porque queremos navegar com tranquilidade, velocidade, segurança, qualidade e, claro, com um bom custo-benefício.

 

Então é hora de escolher o plano correto e que atenda as nossas necessidades. Mas a partir daí, pode surgir um dilema: seu abençoado vizinho, percebendo sua alegria de navegar em alta velocidade, sugere que você compartilhe o seu sinal via wi-fi ou via cabo com ele.

 

Começando os problemas, quando você menos percebe, o seu plano está sendo utilizado por três ou quatro famílias diferentes – até que os problemas começam a surgir (e eles surgirão pode apostar).

 

Por mais que seja um gesto de solidariedade, o fato é que compartilhar internet pode te trazer vários problemas e dores de cabeça.

Por que a qualidade da internet é comprometida?

Quando você decide compartilhar internet, é impossível que a qualidade dela seja mantida ou controlada, uma vez que a velocidade de conexão pode ser totalmente consumida pelo vizinho ou pelo amigo. Mas como isso acontece?

 

O roteador wi-fi não é uma simples máquina em que você consegue conectar quantos dispositivos quiser. Se, por exemplo, ele tem a capacidade de entregar 100 megabits, ele fará isso para um único dispositivo.

 

Caso você decida compartilhar internet com um segundo dispositivo, a capacidade dele pode cair para 30 megabits e, assim, sucessivamente. Resultado: lentidão e quedas de sinal passam a ser rotina.

 

Outro exemplo prático de como compartilhar internet afeta a qualidade da mesma é na hora de assistir aquele filme maravilhoso na Netflix.

Por que a segurança da conexão é afetada?

Quando você opta por compartilhar internet com terceiros, você fica mais vulnerável a invasões, comprometendo a sua segurança.

 

Isso pode ser explicado porque o wi-fi (ou uma rede por cabos) são como computadores ligados entre si – seja por um sinal elétrico ou de rádio. E se você compartilha a internet com terceiros, significa que todos estão compartilhando informações.

 

Nesse caso, a segurança dos dados fica vulnerável, pois mesmo que você compartilhe com pessoas de confiança, alguém até mesmo de fora pode acessar a rede e ter acesso aos computadores, colocando seus dados em risco. Mesmo que isso possa acontecer também quando a gente não compartilha, é fato que esse compartilhamento aumenta o risco.

Por que pode gerar problemas de relacionamento?

Compartilhar internet pode gerar vários problemas de relacionamento com as pessoas que têm acesso ao seu pacote de dados. Quer exemplos?

 

Quando o sinal da internet cai, pode esperar por ligações ou pessoas batendo à sua porta para que você acione a operadora, já tivemos caso onde o vizinho disse que era cliente indireto do provedor, PODE ISSO???

 

Imagine que você vai viajar por uns 15 dias e quer desligar o roteador por questões de segurança. Se você compartilhar internet, não vai poder. E se ela cair na casa dos vizinhos, eles vão entrar em contato com você durante a sua viagem.

 

Você quer baixar um arquivo mais pesado em seu computador, mas descobre que a internet está lenta porque o vizinho passa o dia todo também baixando arquivos pesados ou vendo filmes em 4k.

Por que compartilhar internet pode pesar no seu bolso?

 

 

Mesmo que a princípio compartilhar internet pareça uma forma de economizar, isso de fato não ocorre pelo simples motivo de que o uso da internet não é igual entre todos.

 

 

Seus amigos e vizinhos podem utilizar a internet mais do que você, ou fazerem uso de mais dados do que você. Então, pagando a mesma quantia, significa que você – que utiliza menos – acaba pagando mais por um serviço que não usufrui por inteiro.

Por que você pode ser responsabilizado por crimes cibernéticos?

Isso é muito sério, pode acontecer e te gerar uma grande dor de cabeça.

 

Em vigor desde 2014, o Marco Civil da Internet prevê direitos e deveres dos usuários de internet. Nesse caso, existem regras de condutas dos usuários e também dos provedores para que sejam criadas regras de rastreamento de crimes eletrônicos (como a pedofilia ou vazamento de dados por hackers, por exemplo).

 

Imagine, portanto, que você decide compartilhar internet gentilmente com uma pessoa que possa cometer esses tipos de crimes – ou que repasse a sua internet para terceiros que cometem crimes dessa natureza. Nesse caso, é o seu IP (como se fosse o número de identidade do seu computador) que será identificado.

FALE COM A PLENA

Contato por E-mail

Mande uma mensagem com suas dúvidas.

Fale Conosco

Contato por Telefone

O número é exclusivo e a ligação é gratuita.

27 2237 1000

Contato por WhatsApp

Fale conosco de forma rápida.

Clique Aqui